A introdução da língua portuguesa no sistema liceal português
Resumo
Entre os investigadores que se dedicam à história da linguística portuguesa, parece ser um lugar comum, que o ensino da língua portuguesa no sistema no sistema de ensino público em Portugal e colónias teve o seu início com o famoso Alvará de 30 de setembro de 1770. De facto, este medida legislativa obrigava todos os professores de latim a utilizar a Arte da Grammatica da Lingua Portugueza de Lobato (1770), impressa pela primeira vez em maio do mesmo ano, por um período máximo de seis meses.
Naturalmente, perante a importância deste alvará surge a questão quando efetivamente terá começado o ensino sistemático da língua portuguesa em Portugal. Com efeito, a relação de tensão entre o latim como língua de cultura e o português como língua vernácula permaneceu difícil no ensino público em Portugal durante largas décadas. Perante a incerteza entre os investigadores da área sobre esta questão, o presente artigo apresenta as medidas legislativas relevantes e discutir o seu significado no caminho para a separação moderna das disciplinas linguísticas entre a língua materna, as línguas clássicas e as línguas estrangeiras modernas, para, enfim, apresentar uma cronologia terminológica.
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