O Douro digitalizado: estratégias de inovação digital nos museus do vinho e da vinha
Resumo
O impacto da digitalização no setor cultural e, em particular, nas unidades museológicas, tem merecido um crescente interesse da comunidade científica, impulsionado, sobretudo, pela escalada da pandemia de Covid-19, mas, também, pelo espoletar de conflitos militares, pelo impacto das alterações climáticas e pelas mudanças tectónicas nos comportamentos dos visitantes – que abalaram os pilares de um setor cultural hoje em busca de reinvenção, promoção, valorização, participação e salvaguarda. Abordam-se neste artigo as transformações que o digital tem estimulado nas unidades museológicas, à luz das novas dinâmicas de digitalização do património cultural, fazendo dos museus dedicados à temática da vinha e do vinho do Douro caso de estudo, considerando o crescente número de unidades implementado na mais antiga região vinícola demarcada, classificada como Património Mundial da Humanidade. Os objetivos deste artigo são identificar estratégias de inovação digital presentes nas unidades museológicas dedicadas ao vinho e à vinha do Douro e relacioná-las com os preceitos de uma museologia participativa, cocriada, experiencial e multissensorial.
Direitos de Autor (c) 2025 Bárbara Santos Matias, Orquídea Moreira Ribeiro

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