Os escravos e a escravatura na Antiguidade Clássica e as suas incidências temáticas em "Os Cativos" de Plauto (Comédia Romana)
Resumo
Propomo-nos a fazer uma análise sobre os escravos e a escravatura na Antiguidade Clássica e as suas incidências na Comédia Romana, baseada, fundamentalmente, na obra Os Cativos, de Plauto, em que um pater familias tenta resgatar um dos seus filhos, prisoneiro de guerra, quando já se encontrava privado de outro, que fora raptado aos 4 anos de idade.
A nossa interpretação de Os Cativos é concebida segundo o ius postliminium, no âmbito da política de Roma de resgatar os cativos da Segunda Guerra Púnica. Comparamos, ainda, a mencionada obra com outra do mesmo comediógrafo, intitulada Epídico.
Direitos de Autor (c) 2024 José Carlos Magalhães Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Autores mantêm os direitos autorais dos seus textos e concedem à revista o direito de primeira publicação. A revista não cobra qualquer taxa aos Autores pela publicação dos textos. Os artigos serão licenciados sob a Creative Commons Attribution License, com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Revista de Letras em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos. O conteúdo publicado é do domínio público (Public domain) e obedece ao sitema Open Access Journals.