Comu CEO Digital: A construção da comunidade de marca digital de Duda Vieira
Resumo
As empresas têm investido cada vez mais em maneiras de se aproximar do cliente, a criar um laço mais forte do que simplesmente pela utilidade do produto vendido, além de qualidade e preço justo. Pode-se considerar que a implementação de comunidades de marca é uma das estratégias para gerar o relacionamento mais próximo com seu público de interesse, num ambiente em que os próprios clientes podem interagir com a empresa e os fãs da sua marca. A internet, por si só, aproximou clientes e fãs de marca que, mesmo distantes geograficamente, puderam se conectar através dela. A união desses dois pontos possibilitou a criação de comunidades de marca digitais. Portanto, a investigação objetivou entender se o perfil pessoal de uma influenciadora digital nas redes sociais pode se tornar uma comunidade de marca por meio dos conteúdos publicados. Para isso, foram analisadas postagens realizadas por Maria Eduarda Vieira no seu perfil no Instagram, @mariaeduardasv, com base nos conceitos de comunidade de marca estabelecidos por Muñiz e O’Guinn (2001). O estudo teve caráter qualitativo e proporcionou novas discussões no campo da comunicação sobre o tema.
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