Ucrânia X Rússia: A gramática do design visual nos memes ucranianos do Twitter durante o conflito contra a Rússia

Palavras-chave: Memes, Linguagem, Guerra, Ucrânia, Gramática do Design Visual, Rússia

Resumo

Esta é uma pesquisa desenvolvida sob o tema do atual conflito entre Ucrânia e Rússia – eclodido em fevereiro de 2022 e ainda em andamento. Como motivação para este estudo, observamos que a Ucrânia postou uma série de memes contra a Rússia em seu perfil oficial no Twitter, o que nos levou ao problema: que significados podem ser evocados pelos memes em suas implicações como um gênero multimodal? Neste artigo, pretendemos apresentar uma análise da estrutura multimodal do respectivo gênero em uma amostra de 5 memes, coletados entre janeiro e março de 2022, diretamente do perfil oficial da Ucrânia no Twitter, seguindo os critérios de análise da Gramática do Design Visual (GVD), proposta por Kress & Van Leeuwen (2006). O estudo tem um caráter descritivo e explicativo. Em sua fase teórica, contextualizamos os memes como uma linguagem digital e apresentamos a GVD. Os resultados apontam para diversas expressões e posições de resistência e crítica por parte da Ucrânia contra seu país invasor, por meio das metassinificações visuais utilizadas na construção dos memes.

Biografias Autor

Carlos Henrique da Costa Barreto, Universidade Franciscana, RS

Graduado em Publicidade e Propaganda, pesquisador, redator e aluno do Mestrado em Ensino de Humanidades e Línguagens na Universidade Franciscana (UFN) - Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Valeria Iensen Bortoluzzi, Universidade Franciscana, RS

Doutora em Literatura, professora nos cursos de Literatura Portuguesa e Inglesa e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Línguagens na Universidade Franciscana (UFN) - Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Taís Steffenello Ghisleni, Universidade Franciscana, RS

Doutora em Comunicação, professora nos cursos de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Línguagens na Universidade Franciscana (UFN) - Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Publicado
2023-12-19