Memórias e espaços: na construção da mundividência humanista e política

  • Horácio Ruivo UAb
Palavras-chave: Saramago, memória, história, literatura, espaços

Resumo

A obra do escritor português José Saramago reflete a dialogia entre memória, literatura e história. Partindo do seu livro memorialístico As Pequenas Memórias, procurou explorar-se, nesta análise, o modo como os espaços da infância e da adolescência frequentados pelo escritor foram determinantes na construção da sua personalidade e cruciais para motivar a construção de personagens nos seus romances. Reflete-se, igualmente, sobre a formação de uma consciência política que esses anos de vivência sob um regime de ditadura desencadearam no futuro escritor e sobre os valores éticos adquiridos.

Biografia Autor

Horácio Ruivo, UAb

Doutorado em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Portuguesa, com uma tese sobre o espaço na obra de José Saramago. Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas - variante de Estudos Portugueses e Franceses. Licenciado em História.

Membro do Centro de Estudos Globais (linha de investigação 5: Literaturas Globais e Hipermédia) da Universidade Aberta. Investigador no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL - Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e no Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI – Universidade Aberta). 

Formador acreditado na área do Português. Tutor na Universidade Aberta.

Colaborador em projetos que aliam as TIC ao contexto educativo.

Com comunicações em universidades (Madrid, Turim, Vigo) e em vários locais do País. Publicou a obra “A representação do espaço em Saramago – da negatividade à utopia”.

Publicado
2022-12-10