Representação fragmentada do ser feminino nos meios digitais: Uma abordagem feminista

  • Ana Costa Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Júlia Pires Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Marta Mendes
  • Esser Jorge Silva Centro de Estudos Comunicação e Sociedade
Palavras-chave: feminismo, mulher

Resumo

O presente artigo dedica-se à perceção da representação feminina nos meios digitais. Além de uma contextualização histórica do feminismo, são expostas abordagens conceituais, assim como a representação da mulher nos meios de comunicação convencionais e digitais. Em termos empíricos, o trabalho socorre-se de dados colhidos através de entrevistas a um grupo profissional estudioso das questões de género e a um grupo popular utilizador de redes sociais. As novas perceções sobre o tema, a experiência e conhecimento retirados desta abordagem deste trabalho contribuem para aprofundar a formulação da realidade digitalmente construída. Neste domínio, vive-se um clima de pós-feminismo, vincada por traços machistas e conservadores, na qual a representação da figura feminina perdura como condescendente e sexualizada. A existência de movimentos que questionam este modelo estereotipado é escassa, mas real, verificando-se uma emergência lenta da representação diversificada.

Publicado
2022-07-05