Representação fragmentada do ser feminino nos meios digitais: Uma abordagem feminista
Resumo
O presente artigo dedica-se à perceção da representação feminina nos meios digitais. Além de uma contextualização histórica do feminismo, são expostas abordagens conceituais, assim como a representação da mulher nos meios de comunicação convencionais e digitais. Em termos empíricos, o trabalho socorre-se de dados colhidos através de entrevistas a um grupo profissional estudioso das questões de género e a um grupo popular utilizador de redes sociais. As novas perceções sobre o tema, a experiência e conhecimento retirados desta abordagem deste trabalho contribuem para aprofundar a formulação da realidade digitalmente construída. Neste domínio, vive-se um clima de pós-feminismo, vincada por traços machistas e conservadores, na qual a representação da figura feminina perdura como condescendente e sexualizada. A existência de movimentos que questionam este modelo estereotipado é escassa, mas real, verificando-se uma emergência lenta da representação diversificada.
Direitos de Autor (c) 2022 Esser Jorge Silva, Ana Costa, Júlia Pires, Marta Mendes
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