Representação da mulher na música popular brasileira: entre musa e objeto
Resumo
A música popular brasileira se estabeleceu mundialmente como representação da cultura do Brasil. A ramificação da música erudita no Brasil, criando o gênero conhecido como MPB, aconteceu depois do segundo século de colonização. Entre as temáticas mais comuns da MPB está a mulher. Mais de dois séculos sendo cortejada através da música, a figura feminina muitas vezes é representada como algo que parece uma homenagem, uma declaração de amor, uma inspiração que proclama a mulher como musa, mas, na verdade, a trata como objeto. O objetivo deste trabalho é analisar a representação da mulher em três canções muito conhecidas no Brasil e tratadas como símbolo de reconhecimento de valor, beleza, atributos físicos e morais ou ao contrário, a depender da época e contexto social em que aparecem ou são analisadas – nomeadamente “Minha Namorada” (de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes), “Marina” (de Dorival Caymmi) e “Saudade da Amélia” (de Ataulfo Alves e Mário Lago).
Direitos de Autor (c) 2022 Adriana Sydor de Paula, José Barbosa Machado
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