A construção da identidade organizacional nas universidades públicas portuguesas: à procura de uma definição
Resumo
Nas últimas décadas, as organizações têm vindo a assistir a um crescimento considerável do interesse pela gestão das suas identidades. A criação de visões, valores, objetivos e missões que vão de encontro às expectativas da sociedade têm representado uma preocupação permanente, em particular, no seio das instituições públicas, que têm procurado alcançar a sua legitimidade junto de públicos que são cada vez mais atentos e exigentes.
Neste trabalho, procuramos desconstruir esta relação entre Identidade Organizacional e Legitimidade tendo como objeto de estudo as universidades públicas. Para tal, enveredamos por um debate em torno do estado de arte e da evolução do campo de estudos da Identidade Organizacional, através do qual nos baseamos para propor uma noção de identidade adaptada ao contexto das universidades públicas.
Direitos de Autor (c) 2021 Sónia Silva e Teresa Ruão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Autores mantêm os direitos autorais dos seus textos e concedem à revista o direito de primeira publicação. A revista não cobra qualquer taxa aos Autores pela publicação dos textos. Os artigos serão licenciados sob a Creative Commons Attribution License, com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Revista de Letras em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos. O conteúdo publicado é do domínio público (Public domain) e obedece ao sitema Open Access Journals.