De Portugal para o Brasil: As primeiras publicações em língua portuguesa na metrópole até a chegada da impressão régia na colônia
Resumo
No presente trabalho objetiva-se apresentar parte da história relacionada às primeiras publicações tipográficas em Portugal até a chegada da Impressão Régia ao Brasil. A ênfase, nesse ponto, volta-se à elaboração didática, inserida num contexto de propostas educativas direcionadas tanto à Metrópole quanto às colônias. Nesse percurso, destacam-se trabalhos publicados em território português no século XV; em seguida, realça-se a atuação do primeiro sistema escolar que o Brasil conheceu, o jesuíta (1549-1759); na sequência, o relevo será das “reformas pombalinas” da instrução pública (1759-1808); e, por fim, com o estabelecimento da família real portuguesa em terras brasileiras no início do século XIX, o benefício de iniciativas inovadoras, em especial a fundação da Impressão Régia, que possibilitará a confecção de documentos, mapas, livros, dentre outras produções, e transformará irremediavelmente a colônia lusitana. A conexão entre o conhecimento da tradição livresca portuguesa e o início da produção tipográfica em terras brasileiras constitui-se na principal contribuição aqui exposta.
Direitos de Autor (c) 2021 Soênia Pacheco Maria Sol
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os Autores mantêm os direitos autorais dos seus textos e concedem à revista o direito de primeira publicação. A revista não cobra qualquer taxa aos Autores pela publicação dos textos. Os artigos serão licenciados sob a Creative Commons Attribution License, com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista. Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Revista de Letras em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos. O conteúdo publicado é do domínio público (Public domain) e obedece ao sitema Open Access Journals.